ASPRA - PE denuncia: Bombeiros são escalados para fazer a segurança dos presídios

13/02/2016 14:41
 
Uma nova bomba pode explodir a qualquer momento nos presídios pernambucanos. Devido a greve dos agentes penitenciários, a Secretaria de Defesa Social (SDS) esta escalando os bombeiros para fazer a segurança.nas redes prisionais. A Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA - PE) teve acesso a documentos autorizando a escalação dos BMs e garante: tal ato é uma temeridade e uma tragédia pode acontecer.
Os Corpos de Bombeiros Militares são corporações cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas. Mesmo ainda sendo considerado Força Auxiliar do Exército Brasileiro (por isso, é militar), os bombeiros não são preparados para assumir função de guarda interna ou externa de presídios. A escalação dos BMs foi, no mínimo, um equívoco. 
É preciso deixar claro que a ASPRA - PE respeita a greve dos agentes penitenciários, uma categoria sofrida, pouco compreendida e valorizada e que tem um papel fundamental na Segurança Pública. Não é papel de PM ou BM fazer segurança interna nos presídios. Os policiais são forçados a substitui-los, mas é óbvio que o treinamento é diferenciado dos BMs.
A Associação aguarda com ansiedade um posicionamento do Governo do Estado quanto a essa decisão da escalação dos bombeiros. Os diretores da entidade estão de prontidão esse final de semana, acompanhando tudo de perto e deverão estar visitando as unidades prisionais. 
Em tempo:durante o dia de ontem e toda a manhã de hoje, a ASPRA - PE, através do presidente José Roberto Vieira, tentou contato com o secretário Pedro Eurico mas não conseguiu.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!